sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Capela de Viração.


Construída pelos esforços do Padre Marcelino Nunes de Castro, em 22 de Agosto de 1886, foi inaugurado a Capela de Viração juntamente com o seu cemitério, localizada no povoado de Viração onde existia um quilombo, no município da cidade Baixa Grande – BA. Possuía uma santa imagem da Conceição, com uma grande coroa de prata galvanizada de ouro, com o peso de 64 ½ oitavas sob sua cabeça, e brincos de brilhantes, que vieram a ser furtados por um Ex-Praça (Espécie de guarda municipal), Daniel de Aragão, que se aproveitou da ocasião da eleição geral ocorrida na época, para efetuar o furto de tais monumentos históricos, em Janeiro de 1887.Provocando uma grande perda para o patrimônio histórico nacional.





Postado por: Cristiano Silva Pamponet  -Polo Mundo Novo- G 26

Igreja Cátólica de Baixa Grande - Ba.

Dona Ana Souza Santos tinha uma promessa de ir todo o mês de Setembro a igreja de Monte Alegre, visitar Nossa Senhora das Dores, santa da sua devoção. Voltando da viagem, parou na estrada, localizada numa baixa para almoçar, assim que terminou conversou com o seu filho mais velho, o Manoel Ribeiro Soares e disse: Meu filho estou velha e cansada de viajar para Monte Alegre, seria tão bom construirmos aqui, nesta baixa, uma capela. Isto ocorreu em Setembro de 1855. Seguiram viagem para o Cais, e no dia seguinte o seu filho reuniu os escravos, e mandou-os desbravarem as matas, prepararem a área para iniciar a construção da capela, que veio a ficar pronta no ano de 1860, tendo como padroeira a sua santa de devoção. Passados alguns dias Dona Ana avisou ao pessoal da sua fazenda e arredores que iria fazer uma procissão a pé, para levar a sua santa até o altar da Capela de Baixa Grande. É criada a freguesia pela Lei Providencial n°. 1.195 de 26/04/1872 sendo seu primeiro vigário Antônio Caldas de Argolo, trazido por Manoel Ribeiro Souza da Igreja de Capivari.
Passadas alguns tempos, depois da morte de sua mãe, Ana Souza Santos, seu filho Manoel R. Soares que era um homem religioso, tinha grande devoção a Nossa Senhora da Conceição, pensou e resolveu retirar a imagem de Nossa Senhora das Dores e por em seu lugar a de Nossa Senhora da Conceição, ficando esta, sendo a padroeira da cidade até os dias atuais. 


Foto atual da igreja.


Postado por: Danila Almeida Bela - Polo de Mundo Novo- G 26.